Blogs de Portugal

RESET 


Já repararam como a sociedade está cada vez pior? Já repararam que, em vez de evoluirmos como seres humanos, estamos cada vez mais "homens das cavernas"?

Precisamos de fazer um reset a este lugar chamado Terra. E porquê? perguntam vocês. Vou passar a explicar com uma canção e um genérico de uma novela:

A origem deste post está no genérico da novela Tieta do Agreste.

Não sei como me transformei numa adulta minimamente saudável, quando, aos 11 anos, a novela das 8 da noite era Tieta do Agreste. Juro! Não sei mesmo!

Que pais tinha eu, que me deixavam ver uma novela cuja imagem de abertura era a actriz Isadora Ribeiro com as maminhas à mostra e que a canção dizia "Tieta do Agreste, lua cheia de tesão"?

Isto era mais do que motivo para se chamar os serviços da comissão de protecção de crianças e jovens. Era motivo para eu me tornar um ser humano perturbado (não quero dizer que não o seja...)

Como é que se deixa uma criança de 11 anos ver uma novela onde existia uma mulher de branco que atacava sexualmente os homens mais incautos da cidade? 
Onde existia uma viúva que tinha mandado embalsamar o "dito cujo" do marido para a consolar nos dias mais cinzentos?
Onde uma beata andava em casa sem saia e sem roupa interior?

Oh que Mundo é este?!

No entanto, quanto mais evoluímos em tempo, regredimos nos comportamentos.

Hoje em dia, por exemplo, está na moda ser feminista.
 Nada contra. Da parte de ser feminista só quero a parte dos direitos iguais, no entanto, como mulher, pretendo continuar a ser feminina. Continuo a gostar do cavalheirismo, do homem que deixa a mulher passar à sua frente, do piropo educado. Ou seja, somos, homens e mulheres, naturalmente diferentes, e há coisas que se devem manter diferentes.

Também é socialmente correcto ser "de esquerda". Todos iguais, os mesmos direitos para todos.
Bullshit, meus amigos. Eu quero ter acesso às mesmas oportunidades, mas quero ser distinguida dos demais pelas minhas características e capacidades. Logo por aí, a impossibilidade de igualdade.

Outra cena muito fashion é não "bater" nos filhos. És um pai terrível se ousares levantar a mão para dar uma sapatada no teu filho. O teu filho pode ficar traumatizado e como consequência disso,  tornar -se num psicopata terrível!
Pobre de mim, mais uma vez... Incontáveis vezes levei tabefes da minha mãe. 
Uma das vezes (a que mais vergonha me causou) foi em frente ao café que frequentava na adolescência. Levei dois "bufardos" bem dados à frente dos meus amigos, que a vergonha me impediu de frequentar novamente o café durante três dias...
 Nesse malfadado tempo dos anos 90 ninguém se indignava contra as mães. Não! Uma injustiça! Todos, atenção que TODOS (até os teus melhores amigos), estavam contra ti. O que terias feito tu contra a tua mãe para levares na cara? De certeza que foi bem merecido.
E não havia cá conversas. levavas nas trombas e só depois é que, eventualmente, poderias perguntar porque estavas a levar... 

E quem de vós, minhas amigas, não tem uma foto na praia, aí com uns 10/11 anos, de "unikini"? Que pouca vergonha era esta? 
Hoje em dia, bébé mulher com 8 meses usa "bikini"! Ou então fato de banho estilo século XIX.

Numa situação evoluímos. Na forma como se tratam os animais. Com mais respeito, com mais dignidade. Mas, em compensação, é normal abandonar idosos. Há mais leis que protegem mais os animais do que leis que protegem os velhos...

Pois é meus amigos, uma coisa é certa: continua estar na moda coisas que já se podiam ter eliminado, do género: a guerra, a fome, os sentimentos mesquinhos...

E é por isso que continuamos a ser homofóbicos, xenófobos, extremistas, preconceituosos. E talvez seja por essa razão que os ET's não queiram comunicar connosco...

Se não for possível fazer um RESET, talvez um ERASE AND REWIND???

Gabriela


1 comentário:

A SÍNDROME DE HUMPTY DUMPTY

    Lembro de em criança ter lido o livro “ Alice do outro lado do Espelho ”, de Lewis Carroll. Uma das personagens que me inquietava ...